cabeçalho

aos cristãos genuínos

Boas-vindas

Bem-vindo ao blog "500 Palavras".
Espero que você receba e aceite o desafio de ser um cristão genuinamente comprometido com a verdade do Evangelho de Cristo.
Os textos com quinhentas palavras são expressão do desejo de colaborar com o cristianismo autêntico e interessado em ver a glória do Senhor Jesus em todos os lugares do mundo - na igreja também.
Abisaí Nunes

A IGREJA E O BOTECO

O boteco é um fenômeno social que merece ser avaliado com olhos atentos.
Para quem nunca teve vida de boteco, ou não conhece os tipos que frequentam tal passatempo, nunca irá entender a razão de alguém passar um dia inteiro em tal ambiente. E é difícil mesmo compreender. Que atrativo se pode achar em um lugar que, por costume, só se vende pinga e tira-gosto? E que geralmente é sujo e fedido?
Existem coisas que poucos identificam.
A começar pelos frequentadores. Eles não são clientes. Eles são associados.
O boteco não é um lugar de compra e venda. Não é um comércio. O boteco é uma Sociedade para Distração dos seus Sócios.
O boteco toma o lugar da conversa em família e da recreação sadia.
Que razões têm uma pessoa para deixar tantas outras atividades e ir ao boteco?
Primeiro. A cachaça é horrivelmente barata. Apesar de já ser produto de exportação, a tal “branquinha” destrói qualquer relacionamento com menos custo que qualquer outra droga. A pinga custa menos que esterco.
Segundo. Muita gente gosta de conversa furada. E isso não falta em um boteco. Aliás, ali elas se consideram num fórum de discussão – que, diga-se de passagem, não custa uma moeda e leva o pessoal a sonhar, mesmo que nunca chegue a lugar nenhum.
Terceiro. Não há lugar mais atraente para afogar as mágoas das culpas pelo que o elemento fez e causa tanto remorso (a mulher que ele mesmo escolheu para casar e os filhos que ele mesmo não se gastou nem se gasta para educar).
Quarto. Dentro do boteco, nenhum pai ou esposo é questionado por sua irresponsabilidade para com sua família.
Conclui-se, então, que o boteco é um entretenimento barato, tem bate-papo, todos se identificam com os problemas da vida e ninguém incomoda ninguém.
Infelizmente alguns pensam que igreja é assim. Um verdadeiro boteco.
Que não custe nada ou, quando muito, custe pouco. Que as conversas girem em torno dos assuntos sensacionalistas, polêmicos e superficiais que não levem a nada ou que, se levarem, levem a lugar nenhum. Que todos se identifiquem com os pecados uns dos outros para que sirvam apenas de lamento e desculpa mútua. Nunca de desafio para mudança real.
Que ali ninguém seja incomodado com assuntos sobre Deus, Bíblia, oração, missões e evangelização. Que ninguém seja aborrecido com esse negócio de transformação de vida.
O boteco é invenção do diabo.
O boteco converte pai de família com boa índole em gente embaraçada, para que, em pouco tempo, a sociedade o trate como lixo e entulho social.
Gerentes de boteco deviam pegar cadeia pela promoção de disfunção social e distúrbio da sociedade.
Já a Igreja é a agência da revelação divina. É o alicerce da verdade. Deve ser a defensora da moral e dos bons costumes e o exemplo da ética.
A Igreja é a representante legal de Deus no mundo. Não pode ser confundida como um boteco religioso.
Ah, o dono do boteco é inimigo da Igreja!

2 comentários:

  1. Uma coisa ficou clara: as pessoas precisam de algo para se organizar mentalmente. O bate-papo sem finalidade é uma possibilidade, tanto no boteco como na Internet. As pessoas parecem que buscam fazer o tempo passar, sem objetivo. Parece que isso também não traz contentamento, portanto, somente algo maior pode oferecer o que se procura, o caminho organizado, a clareza de um plano bem elaborado para a vida.

    ResponderExcluir